Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

De volta aos estudos, o Oracle Database 12c esta ai

A comunidade esta em polvorosa. Finalmente o Oracle Database 12c foi liberado ao público.

Pelo que já tem sido mencionado pela Oracle, e pela própria comunidade, esta nova versão do Oracle é uma das mais importantes atualizações desde o lançamento do Oracle 10.1. 

No ano passado no Oracle Open World LAD já pude conhecer algumas das novas funcionalidades e já havia me impressionado com o novo conceito de Pluggable Databases, sem mencionar o novo método automatizado de gerenciamento do ciclo de vida dos dados através de "data tiering" e o uso do Flex ASM para maior escalabilidade/disponibilidade de serviços de storage.

Bom, é hora de arregaçar as mangas e estudar as novas funcionalidades disponíveis no Oracle Database.

o Pythian Group, que participou do besta-test da nova versão, já disponibilizou um documento onde citam as 5 mudanças mais significativas e as vantagens do Oracle 12, no post Why upgrade to Oracle 12c.

O guia oficial das novas funcionalidades esta disponível no Oracle® Database New Features Guide 12c Release 1 (12.1).

No blog da Maria Colgan ela também já referencia diversos documentos relativos ao otimizador de código da nova versão, neste link.

E para não perdermos tempo, felizmente o Tim Hall (Oracle-Base) e o Yury Velikanov (Pythian Group) já montaram, em tempo recorde, os guias de instalação do Oracle RAC 12c para ambientes de estudo, ou seja, em VM rodando em uma boa workstation ou laptop. Seguem os links:

Oracle-Base: Oracle Database 12c Release 1 (12.1.0.1) RAC On Oracle Linux 6 Using VirtualBox.

Yuri's "Oracle 12c RAC On your laptop, Step by Step Guide".


E o mais importante, a documentação oficial completa do Oracle Database 12.1 já esta disponível na OTN, neste link.